Educação Infantil e os números.

Educação Infantil e os números.

A matemática é a ciência dos números e dos cáculos.

Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade.

Atualmente esta ciência está presente em várias áreas, podemos dizer, que em tudo que olhamos existe matemática.

Mas, como ensinar matemática para crianças? O que a turma pensa a respeito dos números?

 

Eles estão por estão por toda a parte estão integrados à vida das pessoas, na porta de casa, no relógio, no calendário, na etiqueta da roupa...

As crianças conseguem perceber regularidades ao interagir com fragmentosda sequência numérica. Fazem comparações e elaboram hipóteses sobre o funcionamento do sistema, mesmo que ainda não saibam o nome deles ou o que significa. Por isso, explorar esse conteúdo com a turma da pré-escola não só é possível, como também de extrema importância - desde que da maneira adequada.

As crianças estabelecem relação entre o oral e a escrita e no ínicio tendem a se apoiar na fala, para então escrever os números. Porém, como a numeração oral não é posicional (diferentemente da escrita), é a interação contínua com a escrita que permitirá às crianças descobrir gradativamente que ela não é regida estritamente pela oralidade.

Uma hipótese comum entre as crianças é achar que um número é maior que outro porque termina em um dígito maior, por exemplo, "40 é menor que 31, pois, 40 termina com 0 e 31 termina com 1". Isso ocorre porque elas não têm pleno conhecimento sobre o valor posicional e observam somente o útimo algarismo, ignorando o valor do primeiro à esquerda. Para conduzir a reflexão, vale perguntar à turma para que serve o dígito da esquerda e incentivar a comparação do número como um todo.

Portanto, uma sugestão seria usar os algarismos encontrados no dia a dia dos pequenos em atividades que desafiem a comparação entre as grandezas, dessa forma, eles entenderão o sistema de numeração.

 

Sugestões:

 - Investigação: Os calçados é um ponto de partida para investigar o funcionamento dos números em diferentes contextos.

 - Coleta de dados: Dúvidas como quem é o mais alto da turma, poderá fazer os pequenos ficarem curiosos buscando registrar e comparar informações.

- Registro: Podemos registrar esses dados em um mural, e, com isto, a criançada exercita a escrita e a leitura dos números.

Bibliografia:

Site: www.revistaescola.abril.com.br








Total de visitas: 15079