História da Matemática para 5° Ano.
História da Matemática
Há dez mil anos atrás, os pastores tinham a necessidade de controlar os rebanhos, para saber se alguma ovelha havia se perdido, com isso, usavam um método de correspondência de um a um, ou seja, associar um objeto com outro objeto que consistia em cada ovelha que saísse do pasto receberia uma pedra correspondente a esta e, quando a mesma retornava, o pastor saberia de estaria faltando ou não alguma ovelha. Este foi o passo inicial para o surgimento da noção de número.
Antigamente também eram usados pauzinhos nas paredes, para facilitar na contagem. Com o passar do tempo foram agrupando de dez em dez os mesmos pauzinhos, para que não ficasse uma soma extensa.
Com o passar dos anos surgiu a contagem das mãos que facilitou ainda mais, e deu o nome de Base Dez.
Concluindo, surgiram várias bases, no qual uma delas deu-se origem ao numeral que utilizamos hoje, como também o sistema de dúzia que usamos para comprar bananas por exemplo.
Cada cultura usou o sistema um a um associando a um símbolo ou objeto.
O sistema de Numeração Maia.
Os algarismos são baseados em símbolos, que é o ponto e a barra horizontal. A soma de cinco pontos constitui uma barra, dessa forma, se usarmos os símbolos maias para escrevermos o numeral 8, utilizaremos três pontos sobre uma barra horizontal. De acordo com a história, os cálculos maias foram os primeiros a utilizar a simbologia do zero no intuito de demonstrar um valor nulo.
O Sistema de Numeração Romano.
Esse sistema de numeração é o mais usado nas escolas, na representação de números de alguns relógios, designação de datas e séculos, indicação de capítulos e volumes de livros, etc. Usamos sete letras na representação dos números. Para formar outros números romanos utiliza-se as letras repetindo-as uma, duas ou até três vezes, sendo que as letras V,L e D nunca podem ser repetidas.
O Sistema de Numeração Chinês.
O Sistema de Numeração Chinês é um dos mais antigos e complexos da história. Há caracteres para os números de 0 à 9 e outros caracteres para os números maiores como as dezenas, as centenas, etc. Atualmente, os chineses utilizam três sistemas de numeração: Indo-Árabico, Huama ou Hum, que significa números floridos ou sofisticados e o sistema de caracteres utilizados na escrita de um número em forma de texto.
O Sistema de Numeração Egípcio.
Os egípcios da antiguidade criaram um sistema muito interessante para escrever números, baseado em agrupamentos, ou seja, os números são representados por símbolos especiais e de forma aditiva 1, 10, 100, 1000... Portanto, eles trocavam a cada dez marcas iguais por outra nova.
O que é certo é que a matemática teve várias influências de culturas diferentes no decorrer dos anos, até chegar a ser no sistema de numeração que usamos hoje.
Os algarismos também sofreram grandes mudanças no decorrer das décadas, tanto por conta da passagem de uma escrita pela outra, quanto também com a evolução dos tempos, que trouxe melhoras e praticidades essenciais para a atualidade.
Matemática como linguagem universal!
Tenha em si que a matemática está presente em nosso cotidiano, até mesmo nas coisas mais simples!
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".
(Paulo Freire)