Criar um Site Grátis Fantástico

Calculo mental e a construção do numero operatório

Calculo mental e a construção do numero operatório

A importância do calculo mental torna-se evidente no cotidiano de cada um, desde criança adquirimos o hábito de fazer calculo mental. São vários os motivos, mas o principal é o dinheiro. Muitas vezes percebemos crianças que durante uma atividade em sala de aula, apresentam dificuldades ao realizar determinada atividade de calculo. Mas que ao ir ao recreio sabem exatamente o que podem comprar quanto sobrará de troco, quanto ficará devendo, etc. Esse é o tradicional modo de fazer o cálculo mental. O problema é que, na escola, se ensina como calcular desconsiderando totalmente o que os alunos já sabem e é ai que surgem pessoas desinteressadas pela matemática e que o julgam como uma das piores disciplinas.

 

O calculo mental é a capacidade de efetuar uma operação e encontrar sua solução independentemente de um registro numérico e sem o uso de materiais concretos, mas para isso, a criança passa pela utilização de materiais concretos.

 

Para possibilitar a criança a construção da estrutura do numero  e o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, cabe ao professor selecionar atividades diárias que possibilitem agrupar, comparar quantidades, e criar soluções para resolução de situações problemas.Não podemos esquecer que cada criança tem sua forma e seu tempo de desenvolvimento e aprendizagem, o professor deve estar atento, pois cada criança desenvolve de forma diferente.

 

. O calculo mental é muito importante no dia a dia, e é uma das formas mais utilizadas de resolver um problema matemático. No trabalho com calculo mental, não basta reter uma quantidade enorme de informações é preciso coloca-lá em ação diante de situações problemas. Uma criança será capaz de elaborar mentalmente se antes vivenciar de maneira concreta, inúmeras vezes, situações semelhantes e aos poucos, ser capaz de compor subtotais e fazer estimativas.

 

Piaget investigou os processos mentais inseridos na construção do conceito de numero, os seus estudos comprovam que a criança não pode conceituar adequadamenteo numero, até que seja capaz de conservar quantidades, tornar reversíveis as operações, classificar e seriar.

 

 

 

 

 

Devemos sempre estimulá-los a se envolverem mais com matemático, pois ela irá acompanhá-los por toda a vida, uma boa forma de estimular a aprendizagem, é através de jogos educativos, de forma prazerosa e produtiva fazendo com que as crianças tenham sentido naquilo que esta aprendendo.

 

Para o professor entender as diferentes etapas de desenvolvimento da criança, sua forma de pensar, e consequentemente planejar sua intervenção, para auxiliar e encorajar seu aluno no desenvolvimento de seu raciocínio na construção do conceito de número, ele precisa conhecer como se processam essas etapas. Algumas noções básicas sobre as estruturas lógicas elementares e aquisição dessas relações construídas pelas crianças em sua interação com os objetos da sua realidade são:

 

Operação lógico-matemática: realizada sobre as semelhanças existentes entre elementos. (reunir objetos semelhantes)

 

Conservação: reconhecimento da invariância em substancia, peso, extensão, número, volume e/ou espaço das transformações de forma, posição ou agrupamento. Pensar que a quantidade continua a mesma quando o arranjo espacial dos objetos foi modificado.

 

Seriação: é a operação lógico-matemática desenvolvida ao ordenar objetos de acordo com determinados atributos, em ordem crescente ou decrescente.

 

“Ensinar matemática para uma criança tem que além de ser útil ser divertido, pois crianças não  aprendem nada  que não veem utilidade ou diversão,  apenas decoram, e decorar não é aprender é repetir.”

 

 

 

Bibliografia: pitagorias. blogspot.com. br

 

Plt :Conversas sobre números, ações e operações

 

 

 

 

 








Total de visitas: 15077